20 março 2009

grownup (or in?)

.




Às vezes tudo parece inacreditavelmente certo. Emprego novo, aulas de história da arte, um futuro (e ansiosamente aguardado) flatmate, bons contatos, redhair, pautas internacionais, rostos novos, parque verde e corridas matinais. Amigos que voltam, outros que chegam, amores que ficam e flertes que, sem esforço, suspiram mais uma vez.

Mesmo assim... sinto falta. "Há sempre alguma ausência que me atormenta", diria o Camille... mas não é exatamente isso. Não é a falta, mas a presença. Não é deixar de, é simplesmente deixar. O Nichan categoriza como angústia. A Anna e a Carol como "o vazio". O wikipédia define como "sensação psicológica caracterizada por ABAFAMENTO, insegurança, falta de humor, ressentimento e dor", e a psicologia também enxerga como "uma emoção que precede algo (um acontecimento,uma ocasião, circunstância)".

Eu chamaria de crescimento. Medo do iminente, do inevitavelmente desejado. Da dor que não poupa felicidade.
Então: se a angústia é crucial na simbolização dos perigos reais (e às vezes imaginários, pq não?), não seria então apenas um pressentimento? (pré-sentimento?!)
Chamem do que quiser, eu chamo de medo de ser. É MUITO mais difícil aceitar ser quem se é de forma genuína do que viver uma vida de frustrações por não ser quem quem achamos que deveríamos ser.

Querer SER (em letras capitais) é abrir mão de tudo aquilo que sabemos que não podemos ser (assim, em minúsculo significado), então nos conformamos em TER.

É confuso, mas faz sentido.

Pelo menos pra mim.

Pelo menos pra hoje.

Aliás, que dia é hoje? 20?

Bah! Deve ser a TPM.



.

4 comentários:

  1. LINDO!
    Sinto o mesmo, intensamente, há alguns meses. Mas nomino de formas diferentes, talvez. Ansiedade, estômago vazio, brisa com cabelos ao vento... Feliz, mas não completa. E o que completaria? Será que realmente não estou completa?
    A TPM pode realçar o sabor de algumas sensações, mas ela não é a responsável. Sabemos disso, certo?
    E que 'bah' foi esse gauchinha? rs.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo12:29

    Eu chamo de dor de crescimento,
    sabe quando vc é pequena e ta nascendo os dentes ou seus ossos estão crescendo e vc sente muita dor. É isso. Quando crianças sentimos isso no físico e acho que por isso somos tão o SER. Quando crescemos, aprendemos a fingir que somos forte a nos conformamos ao que temos e a camuflar a dor. Mas ela existe, mesmo que não mais no físico e sim no interior. O que é pior, pois assombra só a gente e ninguém vê.

    "Querer SER (em letras capitais) é abrir mão de tudo aquilo que sabemos que não podemos ser (assim, em minúsculo significado), então nos conformamos em TER."

    É confuso, mas faz sentido. Porém só acho que querer SER nos trás o olhar de aceitar,o poder mudar e o saber: que podemos SER tudo que quisermos pois a vida é nossa. E o nosso destino a gente que constrói.
    O conforto de Ter muitas vezes pode camuflar a vontade de SER ou de QUERER, por medo, angustia, vazio, falta.
    São poucas as pessoas que querem SER e TER na mesma categoria.
    Mais ai vamos para uma outra divisão : Os que tem CORAGEM e os que não tem .

    Mas guardamos esse para um novo post.

    Hoje sonhei com você, acordei com o vazio. Abri o computador e vi o seu blog. Como gosto das coisas que escreve. Agora estou aqui escrevendo. O vazio se perdeu e deu lugar para o sorriso, termino aqui desligo o computador e vou SEReu.

    besos

    Para TPM nada melhor do chocolate!

    A.P.

    ResponderExcluir
  3. serve pra mim tambem. pelo menos por hoje, tambem...

    ResponderExcluir
  4. suspira que é bom...
    esvazia o despreenchido.

    ResponderExcluir

Seguidores

Arquivo do blog